Compartilhar suas ideias, e convidar os interlocutores que participam da conversa a opinar sobre elas, é muito importante para realizar um networking de qualidade. Além de demonstrar o que sabe e as suas perspectivas, você também se mostra aberto e interessado na opinião de quem te ouve. Estamos falando do feedback que, segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Coach (IBC), é considerada a principal ferramenta de medição do desempenho dentro de uma empresa e até mesmo fora dela.
Por isso as pesquisas de satisfação são ferramentas valiosíssimas que toda empresa deveria adotar de forma constante se querem fortalecer laços com seus públicos. Além de elevar o nível na entrega do seu produto ou serviço, demonstra o quanto se importa com seus parceiros, clientes, fornecedores e colaboradores.
Quando são ouvidas, as pessoas se sentem parte do que está sendo realizado e automaticamente captam a mensagem de que a opinião delam faz diferença para você. Um bom líder e bom networker ouve as pessoas e nunca deixam de dar atenção verdadeira aos parceiros.
A capacidade de ouvir e realmente dar atenção às pessoas se tornou algo quase que extinto. Quer ver? Faça o teste quando quiser estabelecer relacionamento com alguém. Ao invés de ficar falando de você, da sua empresa ou suas ideias, pergunte sobre ela, o que ela faz, quais são os seus sonhos e objetivos. Na certa você ficará marcado na mente daquela pessoa e ela não se esquecerá do tempo precioso que foi investido nela, na atenção personalizada que você deu no momento em que a ouvia.
Ao não tentar, em momento algum, vender os seus produtos ou serviços, você despertará nela a curiosidade em saber mais sobre você, quem é e o que faz. Todo bom networker deixa muito bem impresso nas pessoas quem é e o que de fato representa. E uma das formas infalíveis em deixar essa marca é ouvir com atenção e mostrar às pessoas que você realmente se importa com elas de forma verdadeira e especial.